Os servidores da saúde decidiram entrar em greve na próxima segunda-feira (24) caso o Governo não pague os salarios atrasados, bem como o 13º salário e a Revisão Geral Anual (RGA). A decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada pelo sindicato da categoria na tarde de terça-feira (18). Caso o salário de dezembro também não seja creditado na íntegra até o dia 10 de janeiro, o sindicato se reunirá junto ao governo Mauro Mendes (DEM) para novos encaminhamentos.
De acordo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves, na semana passada foram realizadas três reuniões nas quais foram anunciadas os atrasos e pagamentos por faixas salariais no período de 10 a 14 de dezembro, prazos que não foram cumpridos pelo governo, pois pagaram apenas alguns aposentados, pensionistas e ativos.
Além dos salários atrasados, os servidores questionam o pagamento do 13°, que tem prazo limite e legal até a quinta-feira (20), e a Revisão Geral Anual (RGA/2018).
Conforme Oscarlino, durante a Assembleia realizada na tarde desta última terça feira (18), ele recebeu uma mensagem via Whatsapp do secretário adjunto da Secretaria de Fazenda (Sefaz) garantindo parte dos pagamentos nesta última quarta feira (19) e nesta quinta feira (20). No entanto, até o momento ainda não foram creditados nenhum valor nas contas dos servidores.
“Eles estão pagando sempre depois do expediente bancário, no dia 10 de dezembro eles pagaram os aposentados depois das 22h, isso não permite a gente fazer nenhum saque, então, isso acaba atrasando mais um dia. Muito provavelmente eles estão contando com a arrecadação do que entra no erário no dia”, concluiu Oscarlino.