Uma Usina Hidrelétrica localizada em Itiquira, a 359 km de Cuiabá foi responsabilizada, pela morte de peixes, no rio que tem o mesmo nome da cidade. A denúncia foi feita por um sitiante que vive às margens do rio, na última sexta-feira (14), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Posteriormente a denúncia também foi registrada no Ministério Público Estadual (MPE), que depois de análise descartou que as mortes tenham sido ocasionadas por envenenamento e responsabilizou a Usina Hidrelética.
Ainda segundo o MPE o fechamento da comportas da usina fez com que os peixes ficassem presos em locas e isso pode ter ocasioando as mortes. Estima-se que aproximadamente 400 peixes da espécie cacharas adultos tenham sido prejudicados pelo dano ambiental.
O biólogo Nelson Flausino Júnior, que acompanhou as equipes de fiscalização explicou que com o fechamento das comportas muitas cacharas, que haviam migrado rio acima para se reproduzir, acabaram ficando presos.
Diante do que foi averiguado, o promotor de justiça Cláudio Angelo Correa Gonzaga aguarda o laudo para tomar as medidas necessárias.
"Fatos como este servem para que a população reflita sobre os impactos ambientais dos empreendimentos hidrelétricos, seja daqueles já instalados ou com pretensão de serem implantados", alertou.