O secretário estadual de Meio Ambiente (Sema) André Baby, preso nessa terça-feira (18), foi solto nesta quarta-feira (19) por determinação do desembargador Orlando de Almeida Perri, após passar por audiência de custódia.
O magistrado determinou que Baby seja monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, além da suspensão das funções públicas, não apenas do cargo de secretário, sem prejuízo de sua remuneração, ou seja, continua recebendo o salário de secretário de estado.
O desembargador também proibiu que ele mantenha contato com os demais denunciados e com as testemunhas indicadas na ação ou ouvidas em inquéritos policiais instaurados em decorrência da “Operação Polygonum”, bem como as eventualmente arroladas durante a instrução processual.
Os fatos vieram à tona durante a deflagração da Operação Polygonum, no último dia 12. A operação da Polícia Civil investiga especificamente fraudes no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR).