O INTERMAT, (Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso), determinou no ano de 2008 a reintegração de posse de algumas áreas do bairro módulo 06 do município de Juína. No entanto, ao constatar o número de famílias residentes na área, optou por solucionar o problema por meio do diálogo, iniciando um processo de regularização. Como consta no documento expedido pelo Juiz Fábio Petengill, o mandado de reintegração de posse, foi atestado que nas oito quadras em que se situa o objeto do conflito, residem aproximadamente 250 famílias, espalhadas por 297 lotes urbanos, uma realidade muito distinta da retratada no processo judicial inicial da reintegração de posse.
As oito quadras citadas no processo são: 273, 274, 278, 279, 280, 285, 290 e 390, todas localizadas no módulo 06.
O meritíssimo juiz Fábio Pentengill falou ao Juína News, que na verdade o que aconteceu, era uma ação do INTERMAT em face de algumas pessoas no início da ação impetrada no ano 2008 para essas pessoas designadas como invasoras de área pública, o INTERMAT requereu a reintegração de posse sobre essas áreas públicas.
A ação foi julgada e o INTERMAT foi vencedor da ação, determinada a integração de poste. Quando foi cumprida a sentença de reintegração de posse, a ação iniciada em 2008, os oficiais de justiça acabaram constatando que a área, que supostamente era terreno baldio, havia se transformado em uma área residencial coberta por centenas de pessoas que moravam ali", pontuou o juiz de direito Flávio Petengill.
Para resolver o problema optou-se pela realização de uma audiência pública onde foi convocados os interessados à prefeitura municipal e o próprio INTERMAT, que acabou resultando em uma proposta de acordo de regularização fundiária formulado pelo INTERMAT agora dia 12 e 13 de dezembro DE 2018. Agora, pouco mais de 270 famílias do bairro módulo podem regularizar seus terrenos, uma boa notícia para os moradores do bairro.
O meritíssimo juiz lembrou ainda que é necessárias as pessoas interessadas e que se encontram com seus nomes na lista do INTERMAT, que procure o departamento de controle urbano da prefeitura municipal de Juína para efetuar os tramites necessários da regularização.
A lista com o nomes das pessoas pode ser encontrada em murais de estabelecimentos públicos, sites e até mesmo no fórum da comarca de Juína.