A Companhia de Reis formada por pessoas voluntárias esteve na manhã desta quinta-feira, 03 de janeiro, na Prefeitura Municipal de Juara, onde fizeram uma apresentação no gabinete do prefeito.
Formada por homens e mulheres, a Companhia de Reis entoou cânticos de cunho religiosos, recebeu doações de alguns servidores públicos e ao se despedir, seus integrantes disseram que estavam se dirigindo para o distrito de Paranorte, distante 140 quilômetros do centro da cidade.
O prefeito Carlos Sirena agradeceu a visita e destacou a importância destas manifestações culturais/religiosas e que permanecem ao longo dos anos muita vivas no folclore brasileiro.
A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos).
No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os Estados onde essa tradição está mais presente são Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso.
HISTÓRIA.
A origem da folia de reis está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX.
A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos Gaspar, Belchior e Baltazar, ao menino Jesus.
Ela é celebrada durante 12 dias e começa em 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) e vai até o dia 06 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém.
No momento que os reis magos avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra.
Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: a realeza (ouro), a divindade ou a fé (incenso) e a imortalidade (mirra).
DIA DE REIS.
O Dia de Reis é celebrado em 06 de janeiro e de acordo com a Bíblia Sagrada foi nesse dia que os reis magos encontraram Jesus. Marca também o momento em que as árvores, os presépios, os adornos e decorações natalinas são desmontados das residências e praças públicas Brasil afora.
Veja fotos: