Em Mato Grosso, os pecuaristas têm a obrigatoriedade de vacinar o rebanho bovino contra a febre aftosa, duas vezes por ano.
De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT), Juara possui o terceiro maior rebanho bovino do estado, com 969.882 cabeças de gado, perdendo apenas para Vila Bela da Santíssima Trindade com 994.166 e Cáceres maior rebanho do estado, com 1.086.660 cabeças de gado.
No município de Juara, em todas as etapas de vacinação, atinge quase 100% de cobertura, mas sempre com produtores em atraso na hora da comunicação da vacina.
Com a falta de comunicação, os pecuaristas sofrem sanções do órgão fiscalizador, como multas e bloqueio no Indea, fator vem acontecendo periodicamente.
Conforme Marcio Rogério Dreher, diretor da unidade local, para atender a demanda dos agropecuaristas, a unidade de Juara recebeu alguns investimentos, principalmente na infraestrutura do prédio e aquisição de novos equipamentos.
Em Juara, os atendimentos são de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Dois médicos veterinários e seis agentes fiscais prestam os serviços aos agropecuaristas.