Um sistema de baixa pressão no Paraguai ajuda a aumentar o fluxo de umidade em Mato Grosso. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), durante todos os dias da semana as chances de chuva são de 80%, em Cuiabá. Os termômetros ficam entre 23ºC e 36ºC.
Na Capital, a segunda-feira (14), o dia será com variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. A máxima é 35ºC e as chances de chuva de 80%. Na terça e quarta-feira (15 e 16), os termômetros podem chegar a 36ºC e a mínima é de 23ºC.
A tendência é que a segunda quinzena de Janeiro comece com muito sol e temperatura alta. O tempo abafado, quente e úmido irá colaborar para a formação de nuvens, que a partir da tarde provocam pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade com raios. As características são típicas do verão, que começou no dia 21 de dezembro e prossegue até o dia 20 de março.
De acordo com o Clima Tempo, áreas de instabilidade formadas pelo tempo quente, úmido e abafado deixam o tempo instável no oeste de Mato Grosso com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia, que por vezes podem ser fortes. Na divisa com a Bolívia, o dia amanhece com muitas nuvens intercalando períodos de sol e chuva. À tarde a nebulosidade diminui e sol aparece mais forte, faz bastante calor e ocorrem pancadas isoladas de chuva com raios.