Oito pessoas foram presos por embriaguez durante a Operação Lei Seca, realizada na Avenida Isaac Póvoas, no Centro de Cuiabá, na madrugada de domingo (3). Essa foi a primeira vez que os policiais usaram câmeras acopladas às fardasdurante a abordagem aos motoristas em uma blitz.
O balanço foi divulgado pela Polícia Civil apenas nesta segunda-feira (4). Durante a operação, a polícia ainda apreendeu 23 carteiras de habilitação (CNHs) e 31 veículos, além de aplicar 15 autos de infração de trânsito a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool, condição comprovada pelo teste do etilômetro.
Durante a abordagem também foram lavrados 11 autos de infração de trânsito a motoristas que se recusaram a passar pelo teste do etilômetro, infração considerada gravíssima, além de recolhidos 11 Certificados de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV).
A operação teve três horas de duração e, ao todo, foram abordados 83 veículos e realizados 74 testes de alcoolemia.
O motorista flagrado dirigindo embriagado terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40.
No momento do teste de bafômetro, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l) é preso, paga a multa, tem a CNH suspensa e responde por crime. A pena é de detenção de seis meses a três anos.
Quando a quantidade de álcool detectada for abaixo de 0,33mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida e paga multa.