Um idoso de 74 anos, que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi transferido para o Hospital Geral de Cuiabá nesta segunda-feira (18), por determinação da Justiça. Pedro Ferreira foi diagnosticado com aneurisma cerebral no abdômen e estava na UPA desde dezembro do ano aguardando por uma cirurgia.
Pedro havia conseguido a liberação para fazer a cirurgia no início deste ano, mas precisou de uma prótese. Foi então que a empresa indicada pelo governo para fazer a cirurgia disse que não faria mais o procedimento, por ser um caso muito complexo.
Depois disso, o idoso continuou internado na UPA aguardando transferência para um hospital que pudesse realizar o procedimento.
No dia 9 de janeiro a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 178 mil das contas do estado para que a cirurgia fosse feita em até 24 horas. No entanto, Pedro precisou esperar por mais de um mês para ser transferido.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) solicitou uma nova bateria de exames no paciente para checar o atual estado de saúde dele e então realizar a cirurgia no Hospital Geral.