DRMz

SAÚDE

Saúde

Município de Juara registra aumento no índice de infestação do Aedes aegypti, aponta LIRAa

Resultado do levantamento coloca o município de Juara em MÉDIO RISCO para surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Escrito por Fátima Marques

05 FEV 2025 - 17H06 (Atualizada em 05 FEV 2025 - 17H17)

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAA) realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025 revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,1%. O resultado coloca o município de Juara em MÉDIO RISCO para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Chikungunya e Zika. Isso significa que, a cada 100 imóveis pesquisados, 3,1 apresentaram focos do vetor.

Os dados indicam um aumento significativo em relação ao levantamento anterior, realizado em novembro de 2024, quando o índice registrado foi de 0,9%. O crescimento do IIP alerta para a necessidade de intensificação das ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor.

Focos estão concentrados no lixo e terrenos baldios

Os principais criadouros encontrados durante a pesquisa estão relacionados ao descarte inadequado de lixo. Dessa forma, incentivar a limpeza de quintais e a destinação correta de materiais inservíveis é fundamental para reduzir a presença do mosquito.

Entre os imóveis pesquisados, os terrenos baldios apresentaram a maior quantidade de larvas, com 2,7% dos focos, seguidos por residências e comércios, que registraram 1,6% de incidência.

Casos prováveis de arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde, atráves da vigilancia ambiental, alerta que o aumento do índice de infestação pode resultar no crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A população deve redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de água parada em recipientes como garrafas, pneus e vasos de plantas.

Diante do cenário atual, a recomendação é que os munícipes intensifiquem a fiscalização de seus quintais e denunciem locais com possíveis focos do mosquito. As ações de prevenção continuam sendo essenciais para evitar surtos das doenças no município.

Para a população de Juara que precisa realizar qualquer tipo de denúncia relacionada a focos de criação do mosquito Aedes aegypti ou a locais onde possam existir animais peçonhentos, barbeiros, entre outros, o contato pode ser feito com a Vigilância Ambiental pelos números (66) 3556-1344 ou (66) 9.9971-7570.

Fonte: Radio/Tv Amplitude Juara com informações da Vigilancia Ambiental

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fátima Marques, em Saúde

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.